Desbloqueio Smartphone

14.10.09 ·

Debranding e desbloqueio

Via de regra, ao comprar um aparelho em qualquer operadora, ele virá com um firmware personalizado, que faz com que ele mostre o logo da operadora na inicialização, entre outras pequenas modificações, que permanecem mesmo depois de desbloquear o aparelho.

O grande problema é que, no caso dos aparelhos da Nokia, a personalização das operadoras bloqueia a instalação das atualizações de firmware oficiais. Ao tentar atualizar o aparelho através do Software Updater, ele verifica o código da operadora e permite apenas a instalação das atualizações aprovadas por ela. Como na maioria dos casos, as operadoras não se dão ao trabalho de verificar e aprovar as atualizações (se limitando a disponibilizar atualizações críticas, ou muitas vezes nem isso), você acaba ficando trancado do lado de fora, sem ter como atualizar o aparelho.

A informação sobre a operadora, que faz o Software Updater disponibilizar apenas os firmwares "autorizados" é gravada no product code, um código de identificação de 7 dígitos que especifica o modelo do aparelho, a linguagem, país ou região e a operadora para a qual ele foi customizado. Você pode descobrir o product code atual do seu aparelho digitando *#0000# na tela inicial, ou através da etiqueta no compartimento da bateria.

Quando você tenta atualizar o firmware usando o Software Updater, ele verifica as informações e disponibiliza apenas as versões de firmware específicas para ele. Alterando o product code, é possível "enganar" o software updater, fazendo com que ele disponibilize os firmwares oficiais da Nokia. Além de permitir a instalação de firmwares mais atuais, o processo também remove o logo e as outras personalizações da operadora, daí o "debranding" (remoção da marca).

Caso exista alguma restrição nos recursos (como no caso de aparelhos antigos da Vivo, onde o Bluetooth era capado, ou no caso de aparelhos da Claro com o cliente VoIP da Nokia desativado), ela é também removida com a atualização.

É importante enfatizar que o debranding não desbloqueia o aparelho, apenas remove as personalizações e as travas da operadora, além de permitir que você atualize para o firmware mais recente.

A única forma de desbloquear os aparelhos atuais (BB5) é digitando o código de destravamento, que é calculado a partir da combinação do IMEI e um código secreto definido pela operadora. Diferente dos códigos de aparelhos DCT-3/DCT-4 (modelos antigos, anteriores a 2004) cujo algoritmo foi quebrado, dando origem às várias ferramentas gratuitas de cálculo dos códigos, os códigos os aparelhos BB5 são conhecidos apenas pelas operadoras, pela Nokia e por algumas empresas especializadas. Na web, você encontra muitos anúncios de empresas que oferecem o serviço de desbloqueio, mas são sempre serviços pagos. Como no Brasil as operadoras são obrigadas a desbloquear os aparelhos quando solicitado, a forma mais simples de desbloquear o seu é simplesmente insistir até conseguir.

Você pode imaginar o desbloqueio e o debranding como dois processos complementares. Ao desbloquear o aparelho, você passa a poder usar chips de outras operadoras, mas ele continua exibindo o logo da Claro/Vivo/TIM/Oi e qualquer função desativada pela operadora continua desativada. Ao fazer o debranding, esta última camada de restrições é removida, fazendo com que você tenha um aparelho completamente destravado, como se tivesse sido comprado diretamente na loja da Nokia. O processo pode ser usado também para alterar a linguagem de aparelhos obtidos no exterior, deixando-os em português do Brasil.

Entrando na parte prática, o primeiro passo é baixar e instalar o Nokia Software Updater. Execute-o pela primeira vez e deixe que ele pesquise por atualizações para seu smartphone. No exemplo, estou usando um Nokia 6120c da Claro, com o firmware 3.83. Como esta é a última versão aprovada pela Claro, o Software Updater se recusa a atualizar o aparelho, muito embora já estejam disponíveis versões bem mais atualizadas do firmware:

clip_image002

Para alterar o product code precisamos do Nemesis Service Suite (NSS), que pode ser baixado no: http://www.b-phreaks.co.uk/ (clique no link "download"). Ele é desenvolvido pela B-phreaks, que é uma empresa especializada em destravamento de aparelhos e outros serviços, que distribui o aplicativo gratuitamente como uma forma de publicidade. O servidor de download não é muito estável; se tiver problemas no download, tente de novo depois de algumas horas. Se não puder esperar, faça uma busca pelo nome do arquivo (como em "NSS103814.zip") para encontrar endereços alternativos.

Durante a instalação, ele pergunta sobre o driver USB a utilizar. Mantenha o "Virtual USB device", que é a opção default. Depois de instalar o NSS, conecte o smartphone em modo PC Suite, usando o cabo USB. Abra o NSS e clique no "Scan for new device" (o ícone da lupa) e em seguida no "Phone Info".

Dentro da janela, clique no "Actions > Scan". O processo demora alguns segundos e devolve diversas informações sobre o aparelho (exibidas no campo da esquerda), incluindo a versão, número do IMEI, código da placa e assim por diante. Se você receber um "product scan: Error", veja se o Nokia PC Suite não está aberto em segundo plano (os dois ícones ao lado do relógio) e se o smartphone está mesmo ligado em modo PC Suite e não em modo de transferência de dados.

Para obter o product code, que é o que nos interessa, marque o campo "Product Code > Enable" (no campo da direita) e clique no "Read", o que devolve o código atual:

clip_image004

Para alterar o código você precisa apenas especificar o novo número e clicar no "write". O código da Claro era o "0553126" (que especifica tratar-se de um 6120c, localizado para o Brasil e da operadora Claro), que substituí pelo "0556329", que é o código para o firmware original da Nokia para o 6120c, em PT-BR:

clip_image006

Feche e abra novamente o NSS para confirmar se o código foi realmente alterado. Até aqui, o procedimento é livre de riscos, já que alteramos apenas o código de identificação, que é checado apenas durante as atualizações de firmware e não tem efeito sobre a operação do aparelho.

O próximo passo é abrir o Nokia Software Updater para fazer a atualização de firmware propriamente dita. Embora muitos prefiram reiniciar o PC e/ou o smartphone antes de prosseguir, isso não é necessário: basta fechar o NSS e abrir o Software Updater.

Dessa vez ele identificará o aparelho como um aparelho destravado e oferecerá a versão mais atual do firmware. Tudo depende de você indicar o código correto no passo anterior. Se ele insistir que o firmware já está na versão mais atual, ou se ele passar a não reconhecer o aparelho (sinal de que você especificou um código inválido), basta testar outros códigos até conseguir. Se tudo mais falhar, você pode simplesmente restaurar o código original e deixar as coisas como estão.

clip_image008

A partir dos aparelhos com o S60 terceira edição FP1 (como é o caso do 6120c), a atualização de firmware é bem tranquila, pois não reseta as configurações nem apaga os programas instalados. De qualquer forma, é importante fazer um backup antes, para o caso de qualquer eventualidade.

O principal risco é que o Software Updater vai sempre se basear pelo código especificado e tentar instalar o firmware correspondente. Se você especificar um código de outro modelo, o Software Updater pode realmente se enganar e tentar subscrever o firmware pelo do outro aparelho, o que pode ser desastroso. Justamente por isso, ele exibe a foto e o modelo antes de atualizar, permitindo que você verifique o modelo.

Outro problema, menos grave, porém mais comum, é que você especifique o código da versão em inglês, ou em português de Portugal, fazendo com que o aparelho fique em outra língua. Nesses casos, você pode continuar procurando até encontrar o código correto e atualizar novamente o firmware para que ele volte a ficar em português do Brasil.

O maior risco é que o Software Updater não permite voltar para versões anteriores do firmware, de forma que se você instalou o firmware 4.21 em inglês, por exemplo, não vai conseguir voltar para o firmware 3.83 da Claro. Teria que continuar procurando até encontrar o código da versão 4.21 (ou mais recente) em português do Brasil para conseguir restaurar a linguagem original.

Continuando, chegamos à dica mais importante, que é como encontrar os códigos. Nesse caso, não existe muito o que inventar, o jeito é usar o bom e velho Google. Encontrar códigos genéricos é relativamente fácil, a maior dificuldade é encontrar códigos para firmwares em português do Brasil, e não em inglês ou português de Portugal. A melhor dica é simplesmente fazer uma busca por "Nokia modelo product code", "generic product code modelo" ou "Nokia modelo product code Brasil".

Outra boa opção é simplesmente procurar pelo modelo e pelo product code antigo, como em "6120c 0553126". Quase sempre isso vai lhe levar a postagens com listas de códigos, contendo seu código atual e outras opções de códigos para o mesmo aparelho, como nesse exemplo:

clip_image010

Os códigos com "EURO1" utilizam os firmwares com suporte ao inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e português de Portugal (configurável através das preferências), enquanto os com "Brazil" (mais difíceis de achar e disponíveis apenas para os aparelhos lançados oficialmente no Brasil) são os com suporte ao português do Brasil e as demais regionalizações.

Na falta de um código para o firmware genérico, você pode testar também os códigos das operadoras (Vivo, TIM, etc.). O fato de usar o firmware de uma determinada operadora não bloqueia o aparelho para os chips dela, apenas inclui o logo e as demais personalizações implantadas por ela.

Você pode verificar rapidamente se os códigos que encontrou realmente se aplicam ao seu aparelho e se eles dão acesso às versões mais recentes no firmware através da busca disponível no: http://europe.nokia.com/A4577224.

clip_image012

Aqui vai uma pequena lista de códigos para firmwares genéricos da Nokia em português do Brasil:

N73 (RM-133): 0553150
N76 (RM-135): 0515773
N81 (RM-223): 0550127
N91 (RM-43): 0532262
N93 (RM-55): 0531273
N93i (RM-156): 0540953
E50 (RM-170): 0541451
E51 (RM-244): 0556381
E61 (RM-89): 0540981
N95 (RM-159): 0565550
6120c (RM-243): 0556329

Você pode encontrar uma lista com muitos códigos (a maioria para EURO ou outros países, poucos para português do Brasil) no http://smartwiki.ru/index.php?title=Product_codes. Outra coleção com códigos para muitos modelos está disponível no: http://forum.smart60.ru/index.php?showtopic=16010

Em muitos casos, você pode querer fazer um hard reset depois de atualizar o firmware, de forma a apagar todos os dados e configurações e ter aquele gostinho de aparelho novo. Nos aparelhos com o S60, você pode fazer um hard reset digitando *#7370# na tela inicial (nos aparelhos com teclado QWERTY, você deve digitar o código sem pressionar a tecla shift, caso contrário ele não é reconhecido).

clip_image013

O sistema exibe uma mensagem de confirmação e, em seguida, pede o código de bloqueio que, se você não alterou anteriormente através das preferências, é 12345. Isso faz com que o aparelho reinicie sozinho (e fique um pouco mais tempo que de costume na tela com o logo da Nokia) e, em seguida, pergunte em que cidade você está, seguido pelos demais passos da configuração inicial.

Em casos de problemas com a atualização, que façam o aparelho deixar de inicializar, você pode usar a seqüência alternativa, deligando o aparelho, pressionando simultaneamente as teclas "3", "*" e o botão de chamada (verde) e, sem largar as três teclas, ligá-lo novamente. Mantenha os botões pressionados até que seja exibida a mensagem "formatting".

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Você está lendo um tópico de demonstração do livro Smartphones, Guia Prático:
clip_image002[4]

Autor: Carlos E. Morimoto
Páginas: 432
Formato: 23 x 16 cm
Editora: GDH Press e Sul Editores
ISBN: 978-85-99593-14-1

» R$ 48,00 + frete
(Preço nas livrarias: R$ 60)

» Compre o seu

Descrição:

Quando falamos em "smartphone", o primeiro modelo que vem à mente é o iPhone, mas ele é na verdade apenas mais um em uma briga que envolve aparelhos baseados em diversas outras plataformas, incluindo o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry e o Android. Com tantas plataformas, fabricantes, modelos e serviços diferentes, é complicado fazer a escolha certa. Este livro é um guia para entender as opções, as tecnologias usadas e as variações de recursos entre os diferentes modelos. Ele mostra como obter o máximo mesmo de modelos relativamente simples e baratos, permitindo que você tire o melhor proveito da tecnologia, sem precisar gastar muito.

Postar um comentário