Motorola Q8, smartphone da motorola

14.10.09 ·

Assim como o E62, que abordei no início do capítulo, o Motorola Q8 é um aparelho já bastante antigo e desatualizado. Ele foi lançado em 2005 e concorria originalmente com o Treo 650 e outros modelos que não estão mais entre nós. Entretanto, o fato de ser fino e relativamente leve, fez com que o Motorola Q8 continuasse sendo produzido em pequenas quantidades até o final de 2008. Pode-se argumentar que o motivo dele ter sobrevivido durante tanto tempo se deve mais à lentidão da Motorola em desenvolver versões atualizadas, mas isso não anula o fato de que ele foi, e continuará sendo por algum tempo, um dos smartphones mais usados.

Com relação aos recursos, ele não é exatamente um modelo recomendável, pois combina as limitações do Windows Mobile Standard com um conjunto de problemas introduzidos pela Motorola. Ele também não possui nenhum grande diferencial que faça com que ele seja indicado para algum nicho específico. Contudo, se você já tiver um em mãos, aqui vão algumas dicas de como minimizar os problemas e aproveitar melhor os recursos que ele tem a oferecer.

clip_image001

O resumo dos prós e contras seria:

Pontos positivos: Fino e relativamente leve, teclado QWERTY. Suporte a servidores Exchange e a edição de documentos do MS Office. Vem com duas baterias e pode ser carregado via USB. Speakers estéreo e com um bom volume.

Pontos negativos: Sem Wi-Fi, sem GPS e sem suporte a 3G. Interface limitada e pouco responsível, devido ao uso do Windows Mobile Standard. Suporte capado a receptores GPS Bluetooth, sem uma JVM pré-instalada, falta de teclas de acentuação no teclado, conector de áudio com pinagem proprietária, sem suporte a cartões de mais de 2 GB. Problemas de estabilidade, com resets espontâneos ocorrendo com relativa freqüência.

A primeira regra para uma convivência pacífica é ter em mente que o Windows Mobile Standard não é um sistema muito flexível, de forma que você é que tem que se adequar a ele, e não o contrário. Você não tem como reduzir o tamanho das fontes (que acabam desperdiçando muito espaço da tela) ou fazer mudanças mais radicais nos menus, por exemplo. O segredo é tentar entender as metáforas usadas e se habituar à forma como o sistema é organizado, sem perder a calma.

Como sempre, a primeira questão é decidir qual navegador utilizar, já que navegar usando o IE Mobile não é uma experiência muito prazerosa. Infelizmente, o Q8 não vem com uma JVM pré-instalada, de forma que você não tem como rodar o OperaMini e outros aplicativos em Java. Como comentei no capítulo 4, é possível obter e instalar versões "alternativas" do Jbed ou outra JVM, mas, dentro das soluções oficiais, sua melhor opção é usar o Skyfire, que possui uma versão nativa para o Windows Mobile Standard. Basta acessar o http://get.skyfire.com através do dispositivo.

clip_image003

clip_image005

O tráfego de dados não é tão baixo quanto o do OperaMini, mas ele acaba sendo bem utilizável em uma conexão via EDGE, já que também trabalha em conjunto com um proxy que otimiza as páginas. O Skyfire permite também adicionar um campo de pesquisa na tela inicial, substituindo o Live Search.

O Q8 pode ser também utilizado como modem (seguindo as dicas do capítulo 5), o grande problema é que, por não oferecer suporte a 3G, a velocidade ficará limitada aos 236.8 kbits (teóricos) do EDGE. Usá-lo em conjunto com um plano de dados ilimitado seria desperdício, já que você não poderia utilizar a velocidade real do serviço, mas ele pode ser usado com algum plano mais barato ou com quota de tráfego, assim como no caso do E62.

Devido à falta da JVM, ele também não é capaz de rodar o cliente móvel do Gmail, mas você pode acessar o serviço através da versão web, usando o SkyFire. Você pode configurar contas POP ou IMAP (incluindo o próprio Gmail), ou mesmo acessar um servidor Exchange usando o "Mensagens", que vem pré-instalando. Entretanto, usá-lo é recomendável apenas ao usar um plano de dados ilimitado, já que o tráfego de dados será alto.

clip_image007

clip_image009

Além das opções de e-mail online, é possível também usar o Active-Sync ou o Device Center para sincronizar as mensagens e os compromissos em relação ao PC, como faziam os pioneiros. Particularmente, não recomendo este método, pois é bastante imprático, mas ele não deixa de ser uma opção para quem não tem um plano de dados.

Apesar de ser um aparelho antigo, o Q8 é baseado em um processador Xscale de 312 MHz, o que garante um poder de processamento muito próximo ao de aparelhos mais atuais. Ele parece lento ao usar as funções do sistema e ao navegar entre os menus devido à lerdeza do Windows Mobile, mas ao executar tarefas específicas, como assistir vídeos, o processador se sobressai.

De acordo com suas preferências, você pode utilizar o Windows Media, o TCPMP, o CorePlayer ou mesmo o Kinoma; os quatro permitem assistir vídeos QVGA com desenvoltura. Entre eles, o TCPMP (http://www.hpcfactor.com/downloads/tcpmp/) é o mais equilibrado, já que roda com um bom desempenho, oferece suporte a diversos formatos e é gratuito.

clip_image011

clip_image013

Você pode até mesmo arriscar assistir vídeos não convertidos usando o TCPMP, mas, nesse caso, com perda de frames. A tela tem um tamanho adequado, com suas 2.4" (sutilmente maior que a do E71) e a reprodução de cores é bastante satisfatória.

Os speakers são também bastante potentes e, como em poucos outros aparelhos, o Q8 utiliza speakers estéreo. A principal restrição é a pinagem do fone de 2.5 mm, que (como vimos no capítulo 2), é diferente da usada por outros fabricantes. Isso faz com que você consiga usar apenas o fone que acompanha o aparelho (cuide bem dele) ou alguns adaptadores feitos especificamente para aparelhos da Motorola.

O Motorola Q8 também funciona bem como player de música, já que é fino e fácil de carregar. O grande problema é que ele não suporta o padrão SDHC, o que o coloca na lista dos modelos que suportam cartões de até 2 GB. Ele ainda utiliza cartões miniSD e a falta do suporte a mass-storage representa um incômodo adicional, fazendo com que você tenha que usar o Active-Sync, ou plugar o cartão em um adaptador USB quando quiser transferir arquivos.

Para envio de mensagens, você pode escolher entre usar o próprio Live Messenger, que vem pré-instalado, ou usar o Palringo, que também possui uma versão para o Windows Mobile Standard. O Palringo consome menos banda que o Messenger e tem a vantagem de poder se conectar a diversas redes simultaneamente. Um problema que você notará é que a exibição das barras superiores e inferiores do Windows Mobile faz com que ele fique com menos espaço útil do que no S60. Como resultado, a janela fica espremida e as fontes ficam pequenas e serrilhadas.

clip_image015

clip_image017

Existe também uma versão do Skype para o Windows Mobile Standard (http://www.skype.com/intl/pt/download/skype/windowsmobile/), que pode ser instalada no Q8, mas a falta do 3G faz com que ela não seja muito útil para qualquer coisa além das mensagens de texto. As únicas opções realmente utilizáveis no caso do Q8 seriam os serviços que se baseiam no uso da rede celular, como no caso do Gizmo5 (http://gizmo5.com). As chamadas acabam saindo caras, já que você paga as tarifas em dobro, mas pelo menos você consegue entender o que a pessoa do outro lado está dizendo.

Não existem muitas coisas boas a falar sobre a câmera. Os 1.3 MP podem parecer satisfatórios na teoria, mas na prática a qualidade fica longe do ideal, com fotos embaçadas e lavadas, como é comum em outros aparelhos antigos. Apesar disso, ela é melhor do que não ter câmera alguma, como no caso do E62.

Concluindo, o Motorola Q8 vem com o suporte a receptores GPS Bluetooth externos desabilitado, mas é possível remover a restrição editando o registro, seguindo as dicas do capítulo 6. Não existem muitos aplicativos de navegação para o Windows Mobile Standard, mas você pode usar o GPS no Google Maps.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Você está lendo um tópico de demonstração do livro Smartphones, Guia Prático:
clip_image002

Autor: Carlos E. Morimoto
Páginas: 432
Formato: 23 x 16 cm
Editora: GDH Press e Sul Editores
ISBN: 978-85-99593-14-1

» R$ 48,00 + frete
(Preço nas livrarias: R$ 60)

» Compre o seu

Descrição:

Quando falamos em "smartphone", o primeiro modelo que vem à mente é o iPhone, mas ele é na verdade apenas mais um em uma briga que envolve aparelhos baseados em diversas outras plataformas, incluindo o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry e o Android. Com tantas plataformas, fabricantes, modelos e serviços diferentes, é complicado fazer a escolha certa. Este livro é um guia para entender as opções, as tecnologias usadas e as variações de recursos entre os diferentes modelos. Ele mostra como obter o máximo mesmo de modelos relativamente simples e baratos, permitindo que você tire o melhor proveito da tecnologia, sem precisar gastar muito.

Postar um comentário