Se você caminha, corre ou anda de bike, pode usar o smartphone para medir a distância e a velocidade. Embora não seja infalível, o GPS é surpreendentemente preciso, trabalhando na maioria das situações com uma margem de erro inferior a 2%. No caso dos aparelhos da Nokia baseados no S60, você pode usar o "Dados GPS", que já vem pré-instalado:
Outra opção (mais elaborada) é o Sports Tracker, disponível no: http://www.nokia.com/betalabs/sportstracker
Ele utiliza o GPS para mostrar um registro bastante completo do trajeto, incluindo a distância percorrida, o tempo, ritmo médio e assim por diante. Como as leituras do receptor GPS não são feitas em tempo real, o cálculo da velocidade atual não é muito preciso, mas a velocidade média, assim como a distância total percorrida, são exibidas com uma boa precisão.
Além de medir a velocidade e a distância, ele monitora o percurso, gerando um mapa gráfico do caminho percorrido. Ele é (pelo menos na versão beta) exibido sobre um fundo fosco, mas é possível sobrepô-lo a um mapa com a ajuda de um desktop com o Google Earth. Para isso, use o "Opções > Export > Export to Google Earth" e transfira o arquivo para o PC.
Além da aplicação mais óbvia, que é medir a distância e a velocidade das corridas e caminhadas, outro uso comum é deixá-lo aberto em segundo plano ao longo do dia, para medir as distâncias percorridas, o que acaba sendo um estímulo para caminhar mais. O GPS funciona perfeitamente com o smartphone no bolso e recupera o sinal automaticamente depois de sair de ambientes cobertos, de forma que se você lembrar de ativá-lo de manhã, ele vai realmente indicar o total das caminhadas do dia.
Assim como em outros softwares do betalabs, o Sports Tracker tem também um componente de rede social, que permite salvar as seções e, caso desejado, compartilhá-las com os amigos através de um portal mantido pela Nokia.
Outro software que tem uma função similar, mas que é baseado em um princípio completamente diferente é o Nokia Step Counter, disponível no: http://www.nokia.com/betalabs/stepcounter
Em vez de utilizar o GPS, ele usa o acelerômetro para contar os passos e a partir daí criar uma estimativa da distância percorrida e das calorias gastas. Se você usa um modelo como o N95 ou o N96, que incluem tanto o receptor GPS quanto o acelerômetro, você pode usá-lo junto com o Sports Tracker para tirar a prova dos nove da distância percorrida.
Outra aplicação para o GPS que vem ganhando terreno é o geotagging, que permite adicionar as coordenadas de onde as fotos foram tiradas aos headers EXIF de arquivos de imagem, complementando outras informações já incluídas, como a data e o nome do arquivo. O geotagging abre diversas novas possibilidades em torno de serviços de compartilhamento de imagens como Flickr e comunidades em geral, já que passa a ser possível fazer buscas também por locais ou coordenadas, trazendo como resultado fotos tiradas em locais específicos.
Em uma rede social, por exemplo, isso permitiria encontrar não apenas imagens de um local que você quer conhecer, mas também pessoas que já passaram por alí. Não é preciso muita imaginação para concluir que isso pode se tornar moda nos próximos anos. Dois exemplos de serviços baseados no sistema são o http://www.flickr.com/map/ e o http://www.panoramio.com/ (um subproduto do Google Maps):
Os smartphones são o campo mais fértil para o florescimento do geotagging, já que cada vez mais modelos incluem tanto a câmera quanto o receptor GPS, juntando os dois componentes básicos necessários para gerar as tags. Com a ajuda do A-GPS e outros truques, o software de captura pode obter a localização de forma rápida mesmo em locais cobertos ou com pouca recepção, incluindo as informações de forma automática nas fotos.
Uma boa opção de software para começar é o Locr (disponível no http://www.locr.com/downloads), que possui versões para Windows Mobile e Symbian, além de uma versão para desktops. Ele permite adicionar as informações de localização nas fotos e também dar upload diretamente para o Flickr ou outro serviço.
Para aparelhos da Nokia, você pode usar o Location Tagger, disponível no: http://www.nokia.com/betalabs/locationtagger
Ele é um aplicativo bem compacto (apenas 66 KB), que se integra ao software de captura do S60 e ao Nokia Maps (que é usado para mostrar a posição das fotos no mapa). Ele está disponível apenas para os aparelhos baseados no S60 3ed. FP1 (e também para os modelos antigos), já que nos modelos equipados com o S60 3ed. FP2 a opção de ativar o geotagging já está disponível diretamente no software de captura.
A Apple tem trabalhado em um aplicativo de geotagging para o iPhone 3G, que será disponibilizado em algum ponto de 2009 através de uma atualização de firmware para o aparelho. A atualização adicionará o "Location Services", uma nova opção dentro do painel de configuração, que permitirá ativar a inclusão da tag de localização nas fotos tiradas usando a câmera. Ou seja, em breve os usuários do iPhone 3G terão acesso a mais um novo e revolucionário recurso, que na verdade estava disponível para outras plataformas desde 2006. :)
Outro aplicativo interessante é o Nokia ViNe (http://www.nseries.com/nseries/vine/), uma espécie de sucessor do Sports Tracker, que combina o cálculo de rota com componentes de rede social, que permitem que você compartilhe fotos, vídeos e outros conteúdos e informações.
Deixando-o aberto ao longo do dia, por exemplo, ele criará um registro dos locais percorridos, das fotos tiradas com a câmera (com as posições marcadas via geotagging), as músicas ouvidas pelo caminho e assim por diante, o que pode ser bem interessante para registrar uma viagem ou um passeio, por exemplo. O componente rodando no smartphone se integra com os servidores da Nokia, o que permite que você compartilhe as informações com amigos e conhecidos.
O ViNe é um bom exemplo de serviço de rede social de "nova geração", que combina a localização do GPS com informações geradas pelos outros aplicativos, reunindo um volume surpreendente (e assustador) de informações, que você pode escolher com quem compartilhar. Ainda é cedo para dizer até que ponto estes serviços se tornarão populares, mas as portas foram abertas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você está lendo um tópico de demonstração do livro Smartphones, Guia Prático:
Autor: Carlos E. Morimoto
Páginas: 432
Formato: 23 x 16 cm
Editora: GDH Press e Sul Editores
ISBN: 978-85-99593-14-1
» R$ 48,00 + frete
(Preço nas livrarias: R$ 60)
Descrição:
Quando falamos em "smartphone", o primeiro modelo que vem à mente é o iPhone, mas ele é na verdade apenas mais um em uma briga que envolve aparelhos baseados em diversas outras plataformas, incluindo o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry e o Android. Com tantas plataformas, fabricantes, modelos e serviços diferentes, é complicado fazer a escolha certa. Este livro é um guia para entender as opções, as tecnologias usadas e as variações de recursos entre os diferentes modelos. Ele mostra como obter o máximo mesmo de modelos relativamente simples e baratos, permitindo que você tire o melhor proveito da tecnologia, sem precisar gastar muito.