Nokia E62, tudo sobre este smartphone da nokia

14.10.09 ·

Apesar de ser um aparelho antigo e já bem desatualizado, o E62 foi um modelo bastante comum, que ainda pode fazer um bom trabalho se bem utilizado. Embora seja grande, feio e sequer ofereça suporte a 3G ou Wi-Fi (sem falar do processador lento), ele possui alguns diferenciais importantes que fazem com que, em alguns quesitos, ele ainda seja competitivo. A chave no caso dele (assim como ao usar um E61 ou um E61i) é saber explorar os pontos positivos, sem dar tanta importância às deficiências.

clip_image001

A principal vantagem do E62 é o teclado, que é um dos melhores já usados em um smartphone, com teclas grandes e um excelente suporte a caracteres acentuados, o que permite escrever confortavelmente, com todos os "às", "ês" e "çãos", sem precisar recorrer a menus para entrada de caracteres especiais ou a qualquer outro hack. Isso faz com que o E62, junto com o E61, E61i e o E71 estejam entre os melhores smartphones para escrever textos longos em português do Brasil.

Mesmo se comparado ao E71, que é o sucessor direto, o E62 conserva duas vantagens importantes. A primeira é a boa autonomia da bateria, que agüenta quase uma semana de uso moderado, uma marca que praticamente nenhum aparelho da safra atual é capaz de atingir. A segunda é a tela de 2.8", que só é igualada pelo N95 8 GB e pelo N96, que são aparelhos muito mais caros.

Os principais motivos para a boa autonomia de bateria do E62 são também suas maiores desvantagens: a falta de suporte a 3G e a falta de suporte a Wi-Fi. Em resumo, teríamos o seguinte:

Pontos positivos: Tela de 2.8", teclado QWERTY com acentuação em pt-br, bom volume do speaker, boa autonomia da bateria, suíte de escritório.

Pontos negativos: Processador fraco, falta de suporte a 3G, sem Wi-Fi, sem câmera, suporta cartões de no máximo 2GB, sem GPS, versão desatualizada do sistema (o que reduz as opções de aplicativos).

Esta combinação de fatores faz com que, apesar das limitações e da idade avançada, ele ainda possa desempenhar bem a função de comunicador, oferecendo uma boa plataforma para troca de mensagens, e-mails e acesso básico à web. Já que ele não oferece suporte a 3G, vou basear as dicas dentro da idéia de utilizá-lo em um plano com uma quota baixa de tráfego, escolhendo aplicativos que consomem pouca banda.

Enquanto escrevo, a Vivo oferece acesso de dados apenas nos planos pós-pagos e a Tim cobra uma tarifa de R$ 15 (sim, isso mesmo, quinze reais) por megabyte transferido, o que faz com que a única opção aceitável (entre as três) para quem pretende usar dados em um plano pré-pago seja a Claro, que cobra R$ 6 por MB. Existem também algumas opções de planos no estilo "controle", com quotas de 10 ou 20 MB de tráfego a preços acessíveis, que seriam as mais recomendáveis no nosso caso.

A primeira dica é, naturalmente, usar o OperaMini (http://www.operamini.com/) como navegador, no lugar do S60 Browser, já que ele consome muito menos banda (devido ao uso do proxy) e carrega as páginas bem mais rápido. O primeiro ajuste é desativar o carregamento de imagens nas configurações, o que faz com que o volume de dados transferidos caia drasticamente (a ponto da maioria das páginas passar a carregar com apenas 10 ou 20 KB) e, de quebra, o carregamento das páginas passe a ser muito mais rápido, anulando a desvantagem de acessar via EDGE.

Essa combinação de fatores faz com que você realmente possa utilizar o navegador para fazer pesquisas, ver a previsão do tempo ou ler as notícias, sem medo de acabar com os créditos ou levar um susto ao receber a conta no final do mês.

Dentro das configurações, a opção "Modo de Ecrã inteiro" (tela cheia) também é útil, pois aproveita melhor o espaço da tela. De qualquer forma, você acessa os menus pressionando os dois botões de funções, por isso não é necessário que ele exiba as legendas das duas teclas permanentemente. Como o E62 utiliza uma tela de 2.8", você pode aproveitar para usar as fontes no tamanho mínimo. Graças à tela, elas são perfeitamente legíveis:

clip_image003

clip_image005

Aproveite para adicionar bookmarks para serviços de previsão do tempo, cotação de moedas, dicionários online, etc., eles acabam sendo muito úteis quando ficam acessíveis de forma prática.

O próximo da lista é o Gmail (http://m.google.com/mail), que permite acessar os e-mails de forma bastante eficiente e com um baixo consumo de tráfego, mesmo em conexões lentas. Não é a mesma coisa que um sistema de push, como o disponível no BlackBerry ou ao utilizar o Mail for Exchange, mas, em compensação, o sistema anti-spam do Google reduz bastante o volume de mensagens indesejadas e todas as operações feitas dentro do cliente móvel são sincronizadas com o Gmail acessado no desktop de forma automática.

Não é viável utilizar VoIP no E62, já que ele não oferece suporte a 3G (e não estamos utilizando um plano ilimitado), mas você pode usar o Palringo (http://palringo.com/) como cliente de IM, tirando proveito do espaçoso teclado do E62. Como ele gera pouco tráfego, você pode usá-lo sem medo quando precisar trocar mensagens. Outra opção é o eBuddy, disponível no get.ebuddy.com.

Juntando o OperaMini, o Gmail e o Palringo, já temos acesso aos três recursos mais básicos relacionados à web: navegador, e-mail e IM. A eles, se somam a suíte básica de aplicativos pré-instalados no E62 (agenda, organizador, notas, calculadora, gravador de voz, relógio, conversor de medidas, leitor de PDF, etc.).

O E62 possui também uma suíte de escritório, com suporte a edição de documentos do Word. Como ela é ainda baseada nos aplicativos vindos do Psion, a compatibilidade é limitada, mas ela ainda é utilizável se você converter os documentos para o formato do MS Office 95 (ou RTF).

clip_image007

clip_image009

Em seguida, temos a parte de multimídia. O E62 usa uma versão antiga do RealPlayer e o processador também não ajuda muito. Mesmo assim, você pode perfeitamente usá-lo para assistir vídeos usando o CorePlayer (http://coreplayer.com/ ou, faça uma busca por "CorePlayer" no http://mosh.nokia.mobi/). Basta converter os vídeos para o formato MPEG4 (como vimos no tópico sobre conversão de vídeo), redimensionando-os para 320x240 ou 320x176, com 12.5 FPS e até 512 kbps de bitrate e eles serão exibidos com perfeição no E62.

Graças à tela de 2.8", ele acaba se revelando mais confortável para assistir vídeos do que muitos aparelhos mais recentes, com telas menores. Basta ter em mente que a tela do E62 é maior que a tela do N85 (2.6"), que é um aparelho voltado para multimídia.

O E62 também funciona bem como MP3player, oferecendo uma boa qualidade de áudio e um speaker relativamente alto (embora mono). A principal dificuldade é que ele só ativa a saída de áudio estéreo quando usado em conjunto com headsets (os fones originais, com microfone) de 2.5 mm (o sistema checa a presença dos 4 pinos), o que faz com que ele não funcione com os adaptadores de 3.5 > 2.5 mm, nem com fones de 2.5 mm sem o microfone.

Ao tentar usar um fone de 3.5 mm com a ajuda de um adaptador, você recebe um desestimulante "acessório não aceito". Alterando a opção "Ferramentas > Configurações > Acessório > Outros detec. como" para "Fone de ouvido mono", você consegue fazer com que alguns fones funcionem em modo mono, mas isso não resolve o problema, uma vez que a idéia é ouvir música.

Os únicos fones que realmente funcionam em conjunto com o E62 são o próprio fone estéreo da Nokia (HS-47) e alguns fones estéreo de outros fabricantes, como os da Palm (os da Motorola e da LG não funcionam, pois usam uma pinagem diferente). Isso limita bastante suas escolhas e impossibilita o uso de caixas de som externas, mas, pelo menos, resolve o problema principal.

O E61 e o E61i utilizam o conector unificado (o pop-port), mas é possível encontrar fones e adaptadores para eles no Ebay ou em algumas lojas online. Pesquise por "pop-port" ou "HS-23", que é o código do fone estéreo da Nokia.

Outro grande problema é que o E62 ainda não suporta o padrão SDHC, o que faz com que fique restrito aos cartões de até 2 GB. Como ele utiliza cartões miniSD (e não microSD), os cartões de memória que comprar para ele serão um beco sem saída em termos tecnológicos (já que você não poderá utilizá-los nos seus próximos aparelhos). A melhor opção é comprar cartões microSD e usar um adaptador (muitos cartões já vêm com os adaptadores para SD e miniSD). Com isso, você pode utilizar vários cartões, sem o risco de ter que descartá-los ao trocar de aparelho.

clip_image010

Outra aplicação para o E62 é usá-lo como GPS, onde a tela e o bom volume do speaker fazem com que ele seja bastante utilizável. Naturalmente, o E62 não possui um receptor integrado, mas nada impede que você use um receptor externo, combinado com o Nokia Maps, Google Maps ou o Garmin Mobile.

O fraco processador faz com que ele engasgue um pouco ao recalcular as rotas, mas no geral ele funciona de forma satisfatória. Mesmo sem um receptor GPS, você ainda pode usar o modo de triangulação do Google Maps (nesse caso usando tráfego de dados) para se localizar.

Por ser baseado no S60 3ed. inicial release e não no FP1 ou FP2, como no caso dos aparelhos atuais, o E62 não é compatível com o Nokia Maps 2.0, mas você pode usar o Nokia Maps 1.2, disponível no: http://www.nokia.com.br/A41307290

Para instalar os demais aplicativos, o ideal é que você baixe os arquivos através do PC e os copie para uma pasta do cartão de memória. Você pode baixar todos primeiro e deixar para instalá-los de uma vez só no final. Conserve os arquivos da pasta depois da instalação para que você não precise baixar tudo de novo ao formatar ou trocar de aparelho.

Não esqueça de alterar as configurações de segurança no "Ferramen. > Ger. aplicat. > Opções > Configurações", usando "Instalação de software > Todos" e "Verific. certificados > Desativado", para que ele deixe de bloquear a instalação de aplicativos auto-assinados (e de atrasar o relógio, caso precise instalar aplicativos com o certificado vencido).

Como estamos pagando por MB transferido, é importante ficar de olho no "Log > Dados de pacotes" para manter o controle do tráfego de dados usado:

clip_image012

clip_image014

Naturalmente, todas estas dicas servem também para o E61 e o E61i, mas no caso deles você tem acesso a diversos recursos adicionais, já que eles possuem Wi-Fi e suporte a 3G.

A primeira medida seria instalar o Fring (http://www.fring.com/), para utilizar VoIP. Embora o fraco TI OMAP 1710 usado no E61 e no E61i faça com que a qualidade do áudio não seja ideal, eles são perfeitamente utilizáveis através da rede Wi-Fi, que passa a ser uma opção para navegar, baixar programas e usar todos os recursos do aparelho, mesmo sem assinar um plano 3G. Você pode também fazer ligações VoIP usando o cliente SIP da Nokia, que vem pré-instalado.

Dentro do ramo profissional, eles podem ser usados para acessar servidores Exchange (obtendo assim acesso aos e-mails corporativos) através do Mail for Exchange (http://www.businesssoftware.nokia.com/mail_for_exchange_downloads.php), que pode ser instalado gratuitamente. Mesmo com o lançamento de outros aparelhos, eles vão continuar desempenhando muito bem essa função, graças ao teclado e à boa autonomia das baterias. O E62 também é compatível, mas como ele não tem Wi-Fi, o uso fica condicionado à disponibilidade de um plano de dados.

Concluindo, outro passo importante é organizar os menus, movendo as propagandas e os utilitários que você não vai utilizar para uma pasta "Lixo" ou similar. Isso acaba tendo um efeito muito positivo, já que facilita o acesso aos aplicativos que você realmente utiliza.

O S60 initial release utilizado no E62 não permite que você delete as pastas padrão do menu (mesmo que vazias), mas você pode renomeá-las como parte da sua reorganização. O ideal é que as pastas não tenham mais do que 12 aplicativos cada, de forma que você não precise rolar o menu para ver os últimos. Use também a função de mover, para organizar a ordem dos ícones:

clip_image016

clip_image018

Aproveite para ajustar também os atalhos na tela inicial através do "Ferram. > Configs. > Telefone > Modo de espera". Mantenha a opção "Espera ativa" ativada e ajuste os atalhos nas outras opções:

clip_image020

clip_image022

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Você está lendo um tópico de demonstração do livro Smartphones, Guia Prático:
clip_image002

Autor: Carlos E. Morimoto
Páginas: 432
Formato: 23 x 16 cm
Editora: GDH Press e Sul Editores
ISBN: 978-85-99593-14-1

» R$ 48,00 + frete
(Preço nas livrarias: R$ 60)

» Compre o seu

Descrição:

Quando falamos em "smartphone", o primeiro modelo que vem à mente é o iPhone, mas ele é na verdade apenas mais um em uma briga que envolve aparelhos baseados em diversas outras plataformas, incluindo o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry e o Android. Com tantas plataformas, fabricantes, modelos e serviços diferentes, é complicado fazer a escolha certa. Este livro é um guia para entender as opções, as tecnologias usadas e as variações de recursos entre os diferentes modelos. Ele mostra como obter o máximo mesmo de modelos relativamente simples e baratos, permitindo que você tire o melhor proveito da tecnologia, sem precisar gastar muito.

Postar um comentário