Com comunicador instant�neo gratuito, BlackBerry mira o Brasil

17.5.11 ·

BlackBerry Messenger ? o comunicador instant?neo grauito da RIM e funciona a partir do PIN dos aparelhos. Foto: Divulga??o

BlackBerry Messenger ? o comunicador instant?neo grauito da RIM e funciona a partir do PIN dos aparelhos
Foto: Divulga??o

Emily Canto Nunes

A BlackBerry anunciou, na ?ltima quarta-feira, a chegada do PlayBook na Am?rica Latina. O tablet, lan?ado nos Estados Unidos e no Canad?, come?a a ser vendido em junho no M?xico, na Venezuela e na Col?mbia. A not?cia, bastante aguarda pela imprensa da regi?o, foi divulgada pela RIM por meio do BBM, ou BlackBerry Messenger, no grupo dos jornalistas latinos que participavam do BlackBerry World - evento realizado em Orlando, Estados Unidos, entre 3 a 5 de maio. Em segundos, mais de cinquenta jornalistas de toda a Am?rica Latina receberam o release pelo chat do BBM. Pouco usual, a pr?tica diz muito sobre valor do BlackBerry Messenger para a RIM e o quanto a fabricante canadense est? disposta a investir nesse servi?o para conquistar cada vez mais mercados como o Brasil.

O BlackBerry Messenger ? mais do que um comunicador instant?neo. ? um comunicador instant?neo gratuito, que agrega as demais redes sociais do usu?rio, como fazem, ou tentam fazer, servi?os de outros fabricantes como o Motoblur da Motorola, o Ovi da Nokia, o Timescape da Sony Ericsson, e por a? vai. A grande diferen?a do BBM ? que ele funciona, ainda que tenha uma interface mais sisuda do que a dos concorrentes e que algumas integra??es possam melhorar.

Os n?meros apresentados no BlackBerry World realmente impressionam: crescimento de dois milh?es de usu?rios ativos por m?s, aumento de 110% em n?mero de usu?rios ativos em doze meses, mais de 43 milh?es de usu?rios ativos no mundo sendo que, destes, 70% mandam mensagens diariamente e mais de 100 bilh?es de mensagens s?o enviadas por m?s. Em conversa com o Terra durante o BlackBerry World, David A?on, diretor s?nior de marketing para a Am?rica Latina da RIM, falou um pouco sobre a import?ncia do BBM para a empresa e para a estrat?gia da BlackBerry de se aproximar cada vez mais do mercado do consumidor final da Am?rica Latina.

"O BBM est? na origem da empresa, e nasceu da demanda das pessoas pelo social, especialmente da juventude, dos jovens que utilizam smartphones da BlackBerry", disse A?on. Al?m da fun??o de comunicador instant?neo gratuito entre aparelhos BlackBerry, similar ao MSN ou ao ICQ, o BBM possibilita a troca, gratuita de fotos e mensagens de voz. De acordo com ele, 85% dos usu?rios da Am?rica Latina que possuem um aparelho da fabricante canadense utilizam o BBM. "Em algumas localidades chega a ser 100% dos usu?rios", disse. Ele contou que recentemente foram feitos alguns experimentos em universidades, como na Universidade de Monterrey, no M?xico, onde oito mil usu?rios utilizam o BBM como ferramenta de estudos, trocam mensagens sobre a realiza??o de tarefas. Al?m disso, o BBM ? amplamente utilizado no mundo corporativo, onde a RIM tem bastante for?a, por funcion?rios de empresas e por chefes que desejam se comunicar com suas equipes.

"Em alguns pa?ses, o BBM se converteu em algo 'cool', afinal, n?o se cria algo 'cool', ele apenas se torna", afirmou A?on, que enfatizou a for?a do BBM junto aos jovens latinos. O executivo disse que o BBM no mercado latino-americano n?o atende as mesmas necessidades dos usu?rios de outros mercados. Segundo ele, uma das peculiaridades da Am?rica Latina ? a larga utiliza??o do BBM por usu?rios de aparelhos pr?-pagos, que veem no BBM uma op??o de se comunicar sem ter que gastar cr?ditos do seu plano. "A necessidade de se comunicar ? algo intr?nseco ao ser humano", conclui.

Conforme A?on, uma das provas de que o BBM nasceu de uma demanda do usu?rio ? que ele n?o foi desenvolvido como um produto da BlackBerry, nasceu das m?os de um desenvolvedor da plataforma da RIM. Inicialmente, chamava-se apenas "PIN to PIN". O PIN ? come?o de tudo, ? o n?mero que vem com os smartphones da BlackBerry e foi dele que surgiu o BlackBerry Messenger, h? pelo menos cinco anos, de acordo com o diretor.

No Brasil, o BBM vem crescendo bastante segundo A?on, e j? ? utilizado por mais de 50% dos usu?rios de smartphones BlackBerry. Desde o final do ano passado, a marca est? com uma campanha chamada "Pin Lover" no Brasil. No in?cio, jovens formadores de opini?o receberam seis smartphones, um para si e outros para distribuir entre cinco amigos com o objetivo de experimentar o BlackBerry Messenger. A??es em datas importantes em diferentes partes do Brasil, como Reveillon, Carnaval e Dia das M?es tiveram promo??es especiais para os "pinlovers". Mais em http://www.pinlover.com.br/.

Vale lembrar que durante o BlackBerry World, a RIM anunciou v?rias atualiza??es em seus aplicativos de redes sociais, como Twitter, Facebook e Foursquare para BlackBerry, visando melhorar a interface dos mesmos, mas tamb?m sua integra??o com o BlackBerry Messenger. Futuramente, tamb?m o PlayBook, tablet da RIM, ter? um aplicativo do BBM.

A jornalista participou do BlackBerry World a convite da RIM.

Postar um comentário