Microsoft lança Windows Phone para retomar mercado - IT Web

24.5.11 ·

A Microsoft lançou nesta terça-feira (24/05) a nova versão do sistema operacional mobile Windows Phone 7. Apelidado de Mango, o software irá rodar em celulares dos aparelhos de parceiros da empresa, como Nokia, LG, Sansung e HTC até o final do ano. O desenvolvimento do produto seguiu duas linhas consideradas essenciais para os próximos anos: a gestão do relacionamento nas redes sociais e a integração natural de aplicativos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Os desenvolvedores começaram a receber o SDK da nova versão nesta terça-feira e a expectativa da empresa é que a loja virtual conte com aplicativos especializados ainda neste ano. Atualmente, o Marketplace que comercializa a produção de criadores ao redor do mundo conta com 18 mil aplicativos. O volume é considerado extraordinário pela empresa já que a loja foi lançada em outubro de 2010.

Para o COO da Microsoft, Kevin Turner, o Mango irá reposicionar a companhia no mercado mobile. “O mercado sofrerá grandes transformações nos próximos três anos e o produto foi projetado para atender a demanda”, comenta.

Recentes pesquisas de mercado mostram que a Microsoft tem perdido espaço. Atualmente, amarga uma quinta colocação entre os SO mobile atrás do Android, do Google, do Symbian (usado por várias empresas), do IOS, da Apple, e da RIM. Turner acredita que em 2015 a companhia estará de volta na ponta. Projeções de institutos de pesquisa mostram que isso é possível e que o Mango pode ajudar a empresa a chegar à segunda posição.

Integração e redes sociais

O Mango tem algumas características que sobressaem à primeira vista. O sistema usa um modelo de blocos dinâmicos para identificar os aplicativos logo que o celular é ligado. É parecido com um mosaico com vários quadrados que exibem o ícone do software e já apresenta algumas informações essenciais para o usuário.

Os aplicativos têm um comportamento mais amigável e trocam informações entre eles. Assim, é possível alterar de um para o outro com apenas um comando. Geralmente é preciso sair, ligar outro aplicativo e inserir novamente um comando. Essa característica deve impulsionar o desenvolvimento de funções integradas entre os programas e facilitar a vida do dono do smartphone.

O Mango também gerencia de forma fácil a vida nas redes sociais do usuário e seus contatos. É possível criar grupos e acompanhar as atualizações de cada contato da agenda do telefone no Facebook ou Twitter, por exemplo.

A Microsoft vai permitir que os usuários da atual versão do Windows Phone 7 migrem para o Mango. Os novos aparelhos com o SO só devem sair no final do ano.

Saiba mais:

Microsoft anuncia realidade aumentada para WP7

Microsoft: atualização inclui recursos para empresas

As dez principais notícias sobre softwares de 2010

Especial 2010: as 10 notícias da Microsoft 

ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.  


Postar um comentário