EuTestei: Smartphone Nokia N8 - Geek

20.5.11 ·

Câmera de 12 megapixels, saída HDMI e conexão com dispositivos USB. Não é uma câmera fotográfica, é o Nokia N8.

Por Stella Dauer

A Nokia não para de lutar para manter sua fatia majoritária no mercado de smartphones. Mesmo ainda não tendo conseguido evoluir seu sistema operacional Symbian ao nível dos vorazes iOS e Android, ela traz bons aparelhos e recursos bons para quem precisa de um smartphone fácil.

O N8 é bonito, pesa apenas 135 gramas. Seguindo o padrão de qualidade da Apple ele traz o corpo em metal, sólido e sóbrio. Detalhes arredondados e a câmera protuberante completam o visual. Igual ao iPhone, não é mais possível remover a bateria desse aparelho, e por isso a inserção do chip SIM e do microSD são feitas do lado de fora, em pontinhas separadas.

Saída HDMI, um luxo. (Crédito: Eduardo Rodrigues) Saída HDMI, um luxo. (Crédito: Eduardo Rodrigues)

E é em portas que o N8 sai na frente de outros. Ele já vem com uma saída HDMI embutida (com cabo incluso) para que vídeos, fotos e outros recursos possam ser vistos a partir de uma TV de alta definição. Outra porta, essa microUSB, permite que se conecte qualquer dispositivo de armazenamento no N8, seja um pen drive, uma câmera ou um HD. Uma sacada que esperávamos há muito tempo de um smartphone.

O carregador, infelizmente, é proprietário, mas a saída para os fones é padrão. E falando em fone, um bom par de intra-auriculares está disponível na caixa, reforçando a ideia de que o N8 foi feito para mídia e diversão. É sempre um prazer escutar música nos melhores smartphones da Nokia. Tanto o som interno como o externo são muito bons.

Câmera posderosíssima! (Crédito: Eduardo Rodrigues) Câmera posderosíssima! (Crédito: Eduardo Rodrigues)

Na hora da foto ele também se destaca. Se os aparelhos da Nokia já costumavam ter boas câmeras, o N8 arrasa: uma lente Carl Zeiss Tessar 2.8/28 com sensor de 12 megapixels está disponível no aparelho, com autofoco e flash de xenon. Isso faz dele um dos melhores smartphones do mercado para tirar fotos. A qualidade das fotos pode se equiparar facilmente a uma point and shoot simples, e seu vídeo de 720p é bem razoável. É realmente um aparelho para quem precisa de celular e câmera juntos.

Ele também vem com um editor de vídeos e apresentações. Em alguns minutos você escolhe fotos, tema, música e legenda, produzindo uma apresentação profissa. No editor você corta vídeos, escolhe transições, faixas e legendas. Voilá. E mesmo tendo um processador de “apenas” 680MHz, ele passa qualquer vídeo sem engasgar.

Estrutura bem montada e resistente. (Crédito: Eduardo Rodrigues) Estrutura bem montada e resistente. (Crédito: Eduardo Rodrigues)

Sua tela multitoque de AMOLED com 3,5 polegadas é muito boa. Brilhante e com boa definição (16 milhões de cores), ela tem velocidade e uma boa resposta ao toque. Além da tela, há apenas um botão para acessar o menu, um para a câmera, um para o volume e outro que trava e destrava o aparelho. Há também uma câmera frontal para fazer videochamadas.

E uma coisa difícil de lembrarmos: ele se sai muito bem nas ligações. O som é claro e forte, e a tela desliga mesmo, evitando que você tecle algo errado com a bochecha, como já vimos em alguns aparelhos com Android.

Entretanto, suas boas vantagens param por aí. Mesmo aprimorado, o Symbian é um sistema operacional que não conseguiu e não conseguirá alcançar a praticidade e a usabilidade de sistemas como iOS e Android. Quem procura um smartphone com muitas funções e com muitos aplicativos não vai curtir o N8.

A loja de aplicativos da Nokia, a Ovi Store, até tem bastante aplicativos, mas não são tão legais como os que a Apple ou a Google disponibilizam. Funções básicas de smartphones como checar e responder emails são bem prejudicadas, não são tão fáceis. Pra complicar mais ainda, seu teclado na tela de toque é alfanumérico, e não QWERTY.

Ele tem um bom controle das conexões sem fio, que incluem Wi-Fi, 3G, Bluetooth e GPS (que serve muito bem no ótimo aplicativo Ovi Maps). Há uma função apenas para ativar o tethering, o compartilhamento da conexão 3G. Sua bateria pode chegar a mais de 15 horas, mesmo com tudo ligado.

(Crédito: Eduardo Rodrigues) (Crédito: Eduardo Rodrigues)

O N8 é simples de usar. Logo você já configurou todo o aparelho e já está o utilizando. A Nokia melhora cada vez mais seu sistema para a tela de toque, um exemplo disso é o gerenciamento das multitarefas e também a presença de três janelas na home, para serem personalizadas com widgets.

Além do já citado Ovi Maps ele também vem com YouTube, Redes Sociais, Quickoffice viewer, Adobe PDF, Dicionário, Gravador de voz e o Aqui e Agora, que mostra o que acontece ao seu redor em matéria de cinema, restaurantes, etc. Ele vem com armazenamento interno de 16GB e aceita cartões microSD de até 32GB.

Para quem sempre usou Symbian, vai encontrar no N8 a evolução máxima dos smartphones da Nokia. Porém, quem já utilizou sistemas como iOS e Android, perceberá que esse aparelho ainda tem um pouco de feijão com arroz pra comer até ser considerado um smart top de linha.

Prós:
• Câmera sensacional;
• Design resistente e tela grande;
• Conexão HDMI;

Contras:
• Sistema Symbian não está à altura dos Android e iOS;
• Loja de aplicativos Ovi Store não tem muita coisa;
• Carregador não é microUSB;

Confira a vídeo-resenha no atalho bit.ly/eutestein8

Mais resenhas em stelladauer.geek.com.br.

Smartphone Nokia N8
Preço: R$1214
Site: carrefour.com.br

Postar um comentário